Flush Em Motores!!

O que é o Flush?

O Flush no motor é um procedimento de limpeza interna do motor, que consiste na aplicação de um produto químico específico (chamado de "flush" ou "engine flush") misturado ao óleo lubrificante antigo, antes da troca de óleo.

O objetivo principal é dissolver e remover depósitos de borra, vernizes, resíduos de cobustão e outras impurezas acumuladas nas partes internas do motor, como dutos de lubrificação, anéis de pistão e tuchos hidráulicos.

Para que serve o Flush no motor?

  • Remover Borra:
    A Borra é uma massa pastosa e escura que se forma devido à degradação do óleo, uso de óleos inadequados ou longos intervalos entre as trocas.
    Gostaria de saber mais sobre borra? Clique aqui e leia nosso artigo sobre Borra no Motor.

  • Desobstruir Canais de Lubrificação:
    A borra pode bloquear canais e dutos, prejudicando a circulação do óleo.

  • Melhorar a Lubrificação:
    Um motor limpo permite que o óleo novo lubrifique todas as partes com eficiência.

  • Prolongar a Vida Útil do Motor:
    Evita o desgaste prematuro de componentes internos.

  • Reduzir o Consumo de Óleo:
    Ao desobstruir anéis e tuchos, reduz-se a queima de óleo.

  • Melhorar o Desempenho:
    A limpeza interna pode melhorar o funcionamento e a resposta do motor.

Como funciona o procedimento de Flush no motor?

  • 1. Adição do Produto:
    Com o motor ainda quente (para facilitar a fluidez do óleo), o produto Flush é adicionado ao óleo lubrificante que já está no cárter.

  • 2. Funcionamento do Motor:
    O motor é ligado e mantido em marcha lenta por cerca de 10 a 20 minutos, dependendo da recomendação do fabricante do produto. Durante esse tempo, o produto químico age dissolvendo borras, vernizes e outros resíduos acumulados.

  • 3. Drenagem Completa:
    Após o tempo tecomendado, o motor é desligado e o óleo, agora contaminado com os resíduos soltos, é drenado completamente.

  • 4. Troca de Filtro:
    O filtro de óleo também é trocado, para garantir que todas as impurezas removidas não circulem no sistema.

  • 5. Adição de Óleo Novo:
    Por fim, o óleo novo, limpo e de acordo com a especificação do motor, é colocado.

Tipos de Flush

  • Flush de Manutenção:
    O Flush de Manutenção é indicado para prevenir a formação de borras e manter o motor limpo ao longo do tempo. Normalmente, recomenda-se sua aplicação a cada
    três trocas de óleo, principalmente em veículos quê:

    • Sempre adotaram esse procedimento desde novos;

    • Fizeram a transição de óleo mineral para sintético ou semissintético;

    • Não apresentam sinais de desgaste excessivo, borra ou ruídos anormais (como batidas de válvula ou rajadas).

    Por outro lado, não é recomendado realizar esse tipo de limpeza em motores muito desgastados ou que nunca passaram por esse procedimento, pois há o risco de descolamento de placas de borra, o que pode causar o entupimento de dutos e do pescador de óleo (peça responsável por puxar o óleo do cárter e enviá-lo à bomba de óleo). Um pescador entupido pode levar à falta de lubrificação e, consequentemente, à perda total do motor.
    Dica importante: Para veículos em uso severo (trânsito intenso, viagens curtas e frequentes, etc.), uma prática mais segura pode ser antecipar as trocas de óleo, fazendo-as na metade do tempo recomendado pelo fabricante, ao invés de realizar o Flush.

  • Flush Corretivo
    O Flush Corretivo é um procedimento muito mais rigoroso e invasivo. Ele é indicado para motores que já apresentam sinais evidentes de borra, incrustações ou contaminação interna severa, como casos de
    emulsão de água e óleo ou excesso de água saindo pelo escapamento.
    Este tipo de Flush exige a
    abertura completa do motor após o enxágue com um novo óleo. Isso significa:

    • Remover a tampa do comando de válvulas;

    • Retirar corrente e correia dentada;

    • Remover o comando de válvulas;

    • Abrir o cárter e retirar o pescador de óleo.

    Somente após essa desmontagem é que se pode realizar um limpeza minuciosa com desengraxantes, garantindo a remoção de toda a borra e resíduos das passagens de óleo e das peças móveis.
    Importante: Realizar apenas um enxágue com óleo novo, sem abrir o motor para a limpeza completa, é extremamente arriscado. Isso pode resultar no deslocamento de grandes quantidades de sujeira, levando ao entupimento de dutos e provocando danos graves ao motor.
    Além disso, em muitos casos, o
    Flush Corretivo serve como uma etapa de diagnóstico: após a limpeza, pode ser necessária uma retifica parcial ou completa, ou até a substituição de componentes internos.

Tipos de Produtos para Flush

  • Solventes Químicos Agressivos:
    Fazem a limpeza de forma rápida, mas podem atacar juntas e outros componentes sensíveis. Devem ser usados com muito cuidado e apenas em situações bem específicas.

  • Detergentes e Dispersantes Suaves:
    Mais seguros para o motor, mas exigem um tempo maior de atuação para realizar a limpeza de forma eficiente.

  • Aditivos de Pré-Troca:
    Produtos mais modernos, que combinam detergentes e dispersantes em concentrações controladas, oferecendo uma solução intermediária entre segurança e eficácia.

Vantagens do Flush

  • Reduz o risco de falhas causadas por lubrificação ineficiente;

  • Pode restaurar parcialmente o desemprenho de motores comprometidos por sujeira;

  • Custo relativamente baixo em comparação com a manutenção corretiva.

Desvantagens do Flush

  • Risco de vazamentos e outros problemas em motores muito antigos;

  • Não substitui a manutenção preventiva (troca regular de óleo e filtro);

  • Requer aplicação correta, seguindo as recomendações do fabricante do produto.

Quando Fazer o Flush?

  • Quando o motor apresenta sinais de formação de borra (detectados em vistorias ou sintomas como consumo excessivo de óleo e perda de potência);

  • Em casos de troca de óleo após uso de lubrificantes de qualidade inferior;

  • Quando o histórico de manutenção é desconhecido (ex.: veículos recém-adquiridos usados);

  • Veículos com histórico de má manutenção;

  • Quando há recomendação técnica de profissionais especializados;

  • Quando o motor trabalha em condições severas (uso urbano intenso, trânsito pesado, ou em altas temperaturas);

  • Troca de óleo entre categorias (ex.: mineral sintético);

  • Motor com muito "carvão" (óleo sempre escuro e espesso);

  • Após reparos (quando há contaminantes no sistema).

Quando NÃO Fazer o Flush

  • Em motores muito antigos, com alta quilometragem ou com vedantes ressecados: a limpeza agressiva pode remover depósitos que atualmente impedem vazamentos ou soltar resíduos e entupir passagens;

  • Em motores já com falhas graves, como anéis danificados, excesso de folgas ou juntas comprometidas.

  • Quando o motor está perfeitamente limpo e é feita manutenção regular com óleo e filtros de qualidade nesse caso, o flush pode ser desnecessário;

  • Se o fabricante não recomendar (alguns motores modernos não precisam).

Cuidados

  • Use produtos de qualidade (flush específico para motores);

  • Siga o tempo de ação (geralmente entre 5 e 15 minutos em marcha lenta);

  • Nunca deixe o flush circular por muito tempo (pode corroer componentes);

  • Alternativa mais segura:
    Troca de óleo frequente (intervalos curtos) e óleo de boa qualidade, evitam a necessidade de Flush;

  • Resumo:
    Se o motor está "sujo" por negligência, o flush pode ajudar. Caso contrário, trocas regulares são melhores. Se desconfiar de problemas graves, consulte um mecânico de confiança antes.

Riscos

  • Vazamentos:
    Ao remover resíduos acumulados, pode-se expor vedantes e juntas desgastadas, provocando vazamentos de óleo.

  • Entupimento:
    Se não for feito corretamente, resíduos dissolvidos podem entupir canais de lubrificação.

  • Desgaste:
    Em motores já desgastados, o processo pode acelerar a degradação.

  • Dependência do Produto:
    Algumas oficinas aplicam indiscriminadamente, quando na verdade a troca regular de óleo seria suficiente.

Conclusão

  • O Flush no motor é um recurso útil e eficiente para manter a limpeza interna e prolongar a vida útil do motor, mas deve ser usado de forma criteriosa. Não é um procedimento obrigatório para todos os veículos, mas sim uma intervenção recomendada conforme as condições de uso e manutenção do motor. Sempre deve ser realizado por profissionais capacitados, que avaliem a real necessidade e façam o procedimento de forma segura.

Por meio deste post, a Do Óleo Sorocaba está apenas disponibilizando informações sobre os benefícios, malefícios e o funcionamento da prática de Flush em motores automotivos. Nosso objetivo é informar, e não emitir qualquer tipo de aprovação ou reprovação sobre o procedimento.

Cada caso deve ser estudado e apresentará, após análises, pontos positivos e negativos, bem como os riscos ao se adotar procedimentos de Flush.